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‘Ainda Estou aqui’ e Fernanda Torres recebem três indicações ao Oscar 2025
Brasil vai concorrer em três categorias do Oscar 2025Fernanda Torres e o filme “Ainda Estou Aqui” vão concorrer no Oscar 2025 como melhor atriz, melhor filme internacional e melhor filme. O anúncio dos indicados foi realizado nesta quinta-feira (23). A cerimônia do Oscar 2025 acontece no dia 2 de março, domingo de Carnaval.
É primeira vez na história que uma obra brasileira disputa como melhor filme, considerada a principal categoria da premiação.
Veja os concorrentes a melhor filme:
- Anora
- Ainda Estou Aqui
- A Complete Unknown
- Conclave
- Dune: Parte Dois
- Emilia Pérez
- Nickel Boys
- The Substance
- Wicked
Já Fernanda Torres vai concorrer ao prêmio de melhor atriz com artistas aclamadas. Vale lembrar que a brasileira recebeu o Globo de Ouro como melhor atriz em drama, que ajudou a projetar ainda mais o filme “Ainda Estou Aqui”.
Veja a lista das atrizes indicadas:
- Cynthia Erivo (Wicked)
- Karla Sofia Gascón (Emília Perez)
- Mikey Madison (Anora)
- Demi Moore (The Substance)
- Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)
Com a indicação ao prêmio de melhor filme internacional, o Brasil agora tem cinco indicações na categoria. É a segunda vez que um filme dirigido por Walter Salles é indicado ao maior prêmio do cinema. A primeira foi com “Central do Brasil”, na premiação de 1999, que acabou perdendo a disputa para “A Vida é Bela”. A atriz Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou o prêmio de melhor atriz no mesmo ano mas acabou ficando sem a estatueta.
Lista dos concorrentes a melhor filme internacional
- Ainda Estou Aqui (Brasil)
- Emilia Pérez (França)
- Flow (Letônia)
- A Garota da Agulha (Dinamarca)
- A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha)
Lançado em 7 de novembro de 2024, “Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. O filme aborda a história real de Eunice Paiva após o desaparecimento de seu marido Rubens Paiva, ex-deputado sequestrado durante a ditadura militar no Brasil.
Dirigido por Walter Salles, o filme se aprofunda em temas de perda, resistência e memórias, capturando a luta pessoal de Eunice sem recorrer ao sentimentalismo excessivo.